Hoje em dia é muito comum a maioria das empresa confundirem o papel de um profissional de Relações Públicas e de Marketing. É de alta relevância saber distinguir as diferentes atividades, tanto para o sucesso da empresa quanto para o profissional.
Marketing propicia às empresas localizar seus mercados e definir objetivos e estratégias para alcançá-los. Está diretamente ligado aos consumidores e se preocupa com o serviço/produto da empresa, são ações temporárias.

Relações Públicas planeja e executa ações que visam melhorar as relações da empresa com seus diferentes públicos, portanto não está ligado apenas aos consumidores, e sim à todos segmentos, desde acionistas, funcionários, fornecedores, dentre outros. Trabalha com a imagem da organização, algo que é intangível, o que torna mais dificíl a compreensão. As ações de RP são duradouras.

3 comentários

  1. Rose Marques on 17 de novembro de 2009 às 15:43

    Explicação simples e direta! Parabéns!
    Como estudante de Jornalismo, acredito que mesmo os profissionais de Comunicação não compreendem muito bem a diferença entre as áreas...
    Parabéns pelo blog!
    Abraço,
    Rose Marques

     
  2. Unknown on 21 de maio de 2017 às 20:02

    Muito Obrigado ajudou-me a fazer um trabalho de Relações públicas

     
  3. Comunicação organizacional (RP) on 11 de abril de 2019 às 02:57

    Conteúdos excelentes!