O processo de Benchmarking é baseado em uma investigação feita pela própria empresa sobre as práticas de comunicação desenvolvidas pela concorrência. Tem como finalidade estudar estas práticas exemplares dos seus concorrentes, aprender com eles e superá-los, buscando sempre o aprimoramento dentro do seu ramo de mercado.

Este instrumento traz para a organização a cultura de aprendizagem rápida e constante, reforçando os benefícios das mudanças. Logo, não pode ser empregado uma única vez, pois uma vez utilizado o Benchmarking, as necessidades irão exigir o uso contínuo para manter a empresa na liderança.

O Benchmarking possui outras vantagens importantes, como a capacidade de reação e adaptação rápida e precisa de acordo com as constantes mudanças globais, além de economizar tempo e trabalho da empresas que utilizam este método. Para isso, o benchmarking deve ser flexível para ser elaborado e aperfeiçoado de acordo com as reais necessidades da organização e sua identidade, além de ser estabelecido a qualquer nível da organização, em qualquer área funcional.

0 comentários