Olá leitores!

Uma característica importante para qualquer profissional de relações públicas é saber utilizar comunicação assertiva. Para entenderem melhor sobre essa vantagem, posto um vídeo em que uma especialista no assunto da entrevista ao Jô. Veja:



A pedagoga Vera Martins mostra como utilizar a comunicação a seu favor. O livro da consultora especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional, "Seja Assertivo!", tem como objetivo “dar ao leitor informações que o ajudem a analisar o conteúdo de sua própria bagagem, permitindo-lhe retirar a carga desnecessária e valorizar o que realmente contribui para a qualidade de sua vida” (Vera).

O livro é dividido em 11 capítulos, conteúdo diversos assuntos. Entre eles, a autora nos ensina a lidar quatro tipos de pessoas: as submissas, as agressivas, as manipuladoras e as assertivas, além de dar bons exemplos sobre a utilização da assertividade em situações como negociação, vendas, etc.

Vera Martins também apresenta sugestões e métodos para desenvolvermos relações maduras e produtivas, aprendendo a conhecer nossos limites e a respeitar os direitos e opiniões dos outros.

3 comentários

  1. Ocappuccino.com on 3 de junho de 2009 às 01:24

    Na boa, considerei a segunda vez em que ela fala com o Bira mais arrogante do que na primeira que ela intitulou de Comunicação Agressiva. Creio que nao foi um bom exemplo. E é um livro de auto-ajuda? Foi o que entendi.
    Mas a temática é interessante, ser assertivo é um meio termo 'nem agressivo, nem passivo, apenas assertivo'. Jô foi demais hehehe

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

     
  2. Larissa Conceição on 8 de junho de 2009 às 16:01

    Olá Matheus!

    Muito obrigado pelo comentário! Então eu acho que ela sabe o significado de assetivo, mas não sabe SER assertiva, huhu, vai saber!

    Eu arrumei meu post pois realmente faltava um resuminho sobre o livro, que é muito interessante por sinal.

    Espero ter tirado a sua dúvida e a dos outros leitores!

    Abraços!

     
  3. Anônimo on 1 de agosto de 2009 às 00:19

    Larissa e Matheus, lí os comentários de vocês e concordo que a encenação feita no Jó não é um bom exemplo para mostrar o que é uma comunicação assertiva, pois só o fato de ser uma encenação sem a emoção verdadeira pode não passar credibilidade.

    O mais importante é que O livro Seja Assertivo vem cumprindo seu papel de ajudar as pessoas a serem mais bem resolvidas e felizes, pois existem várias técnicas para o treinamento da auto-afirmação respeitosa e ética.E mais, o livro tem como base teórica minha dissertação de mestrado sobre o tema, com pesquisa de campo.

    Apesar de ser apenas um detalhe, quero esclarecer que o livro Seja Assertivo foi catalogado pela Editora Campus que o publicou, como desenvolvimento humano.

    O mais importante é sermos assertivos, termos uma boa escuta ativa e criarmos sintonias construtivas, e principalmente, termos humildade para aceitar os feedbacks.
    Muito obrigada pela oportunidade.
    Um abraço

    Vera Martins
    Autora do livro Seja Assertivo!