A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, a empresa investe em alta tecnologia em todo seu processo produtivo, seu capital é aberto e suas ações são negociadas ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa. A empresa passou por momentos difíceis em 2002, em razão do risco-país elevado devido as eleições presidenciais, ela precisava mudar para crescer dentro do mercado que se tornava cada vez mais competitivo e complexo.

Seu comportamento em relação à comunicação era fechado, para fora e para dentro, e o orçamento da área também era fragmentado. A comunicação nesse caso era mais do que uma simples ferramenta, era um instrumento estratégico que colocaria a empresa em destaque perante seus públicos.

Foi elaborado então um plano estratégico que tinha como objetivo reposicionar a Klabin no ramo empresarial, a estratégia predominante era integrar todos os veículos de comunicação, foi criada uma única Intranet e um novo site, também foram criados dois jornais internos e um corporativo.

Criou-se também um show room móvel que apresentava todos os produtos nos mais diferentes locais.
A empresa também deu ênfase ao desenvolvimento sustentável e procurou saber e atingir as vontades de seus públicos como colaboradores, clientes, comunidade, imprensa, parceiros e sociedade civil.

A imagem da Klabin como organização responsável, social e ambientalmente também foi trabalhada, a empresa investiu em muitas ações junto às comunidades onde operava.
Ficou conhecida como a pioneira na adoção do conceito de "desenvolvimento sustentável" mantendo extensas áreas de florestas nativas preservadas.

Esse modelo de comunicação é um exemplo de excelência pois trabalha estabelecendo uma ligação entre a empresa e a sociedade.
O resumo desse case mostra que um bom programa de comunicação é capaz de transformar uma empresa pouco conhecida em uma organização notável, isso acontecia com a Klabin, por mais que ela obtivesse todo o mercado de trabalho no ramo de papéis e embalagens ela não era conhecida como tal, depois que os programas foram implantados sua imagem melhorou e além disso ela ganhou fama de empresa socialmente responsável e sustentável.
As ações com a comunidade interferiram não só na missão da empresa como também foram responsáveis pela melhoria de seu reconhecimento perante a sociedade.

3 comentários

  1. Ocappuccino.com on 1 de junho de 2009 às 23:42

    Comunicaçao e transparencia no caso da Klabin, produtora de papéis, é essencial. É um setor que lida diretamente com o ambiente e isso a configura numa área de risco que necessita ser bem trabalhada, não há segredo.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

     
  2. Bruna Veroneze on 5 de junho de 2009 às 09:35

    Tem que ser muito bem trabalhada, pois antes a Klabin não era conhecida e através de diversas ações ela passou a ser.

     
  3. Unknown on 9 de novembro de 2009 às 18:28

    papel,a importância até os dias de hoje, com acesso as novas tecnologias privilégio das emissoras de rádio midia de televisão,jornalismo informação e utilização, seus fins meios e aplicações,na atualidade digital ecônomica,na educação,no trabalho no desenvolvimento e na economia. parabens pela história. paulo*