Eu e mais alguns integrantes do grupo, participamos da Oficina Comunicação digital e novas mídias institucionais, coordenado por Rodrigo Cogo, no III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Então hoje, o meu post será sobre um dos assuntos abordados nessa Oficina, a "Geração Y".

Primeiramente vamos entender a definição da palavra geração. A maioria das pessoas acham que está ligado com a idade, mas não, geração é cada uma das fases que demarcam uma mudança no comportamento humano.

Com a tecnologia cada vez mais avançada, com a revolução digital, entre outras grandes mudanças, tem modificado o comportamento dos jovens de hoje em dia, que formaram a "Geração y". Esses jovens tem menos de 30 anos, eles necessitam serem desafiados para melhor a execução de suas tarefas: com ousadia, a criatividade, a facilidade para realizar múltiplas tarefas e o espírito questionador.

Os valores dessa geração são outros: Direito à privacidade, valorização da família, bem-estar comum, participação em comunidades, descrença nos governos e nas elites e direito de agir individualmente.

Nessa geração não basta mandar. É necessário um diálogo para eles entenderem o motivo dessa ordem. É uma comunicação muito mais estrategista, do que apenas mandar simplesmente uma mensagem. O comunicador deve ser um analista de cenário para poder atingir esse público, pois as empresas que entenderem essa geração provavelmente terão um crescimento muito maior. Eles são muito instáveis, um dia usam um tênis da Nike, no outro dia usam um adidas, eles não se limitam apenas em uma marca. Campanha longa não é uma boa alternativa para atingi-los, é melhor dividir em etapas mais curtas.

Outra característica muito predominante é a capacidade da realização de inúmeras tarefas ao mesmo tempo. Hoje em dia é muito comum ver jovens, usando o computador, vendo televisão e ao mesmo tempo estudando para a prova que terão no dia seguinte.


Essas são algumas das características dessa geração. Hoje em dia é um desafio para a maioria da empresas conseguir atingi-los, o que torna um diferencial no mercado de trabalho para quem entende essa geração.

2 comentários

  1. Rodrigo Cogo on 22 de maio de 2009 às 10:03

    O tema é instigante mesmo, e vale todas as reflexões, afinal a aprendizagem é cotidiana frente aos novos comportamentos e novas articulações desta geração, que inclusive impactam as outras gerações. Obrigado por estarem na oficina e vamos nos falando por email.

     
  2. Mirella Florio on 26 de maio de 2009 às 17:31

    Com certeza. O conhecimento desse tema é primordial para a organização e merece muita atenção e reflexão. Gostei muito da sua oficina, agradeço pela oportunidade. Sempre visito o seu Portal Mundo Rp, gostei muito.