Todos nós sabemos que a comunicação organizacional contribui para a proximidade entre os públicos e os ideais da empresa e é através dessa comunicação que existe a capacidade de entendermos a cultura organizacional. O livro Comunicação Interna e Cultura Organizacional de João José Azevedo Curvello descreve o título de forma clara e simples, ao ler a obra percebemos que a cultura organizacional é o conjunto de características que compõem o âmbito empresarial, compreendendo essas distinções podemos interpretar e supor as atitudes dos funcionários. Cada organização tem uma maneira diferente de lidar com as finanças, regras, formas de atendimento; por exemplo um ex funcionário da Volkswagen ao começar a trabalhar na Fiat terá de se adaptar as normas da empresa, por mais que as duas atuem no mesmo ramo, há uma diferença iminente entre elas e isso faz parte da cultura organizacional.
A definição de cultura organizacional mais utilizada pelos pesquisadores é a de Schein, ele fala que a cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna.
Artificialidades observáveis: trata do ''clima organizacional'', ou seja aspectos notáveis como por exemplo a pró-atividade dos funcionários, a vestimenta e o tratamento com os públicos.
Valores: quesito em que são utilizados instrumentos de avaliação e interpretação, onde o entrevistado pode dar sua opinião livremente
Concepções básicas: São as compreensões adotadas através de observações veementes, de ações focalizadas e de motivação.
Concluímos que a cultura organizacional exerce uma grande influência nas ações de maneira direta e indireta, na motivação, nos resultados do trabalho e no contentamento de todos os membros da empresa e de seu público externo.
Fonte:
SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 1985.
E é engraçado quando conseguimos perceber isso. Como estagíário já atuei em diversas empresas e é possivel perceber logo na entrevista e nos primeiros dias na empresa como se desenvolve esta cultura, como é o processo de fluxo de informação. As vezes conseguimos alterar algumas realidades pontuais e outras vezes não, mas claro que temos que nos encaixar no perfil, na cultura da organização.
Abraços
Mateus d'Ocappuccino
Foi ótimo você ter dado esse exemplo, pois os profissionais que participam da cultura organizacional se encaixam no perfil da empresa como você disse e percebem as diferenças existentes entre uma organização e outra, e isso ajuda no desenvolvimento dos trabalhos