Todos nós sabemos que a comunicação organizacional contribui para a proximidade entre os públicos e os ideais da empresa e é através dessa comunicação que existe a capacidade de entendermos a cultura organizacional. O livro Comunicação Interna e Cultura Organizacional de João José Azevedo Curvello descreve o título de forma clara e simples, ao ler a obra percebemos que a cultura organizacional é o conjunto de características que compõem o âmbito empresarial, compreendendo essas distinções podemos interpretar e supor as atitudes dos funcionários. Cada organização tem uma maneira diferente de lidar com as finanças, regras, formas de atendimento; por exemplo um ex funcionário da Volkswagen ao começar a trabalhar na Fiat terá de se adaptar as normas da empresa, por mais que as duas atuem no mesmo ramo, há uma diferença iminente entre elas e isso faz parte da cultura organizacional.

A definição de cultura organizacional mais utilizada pelos pesquisadores é a de Schein, ele fala que a cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna.

Shein considera que existem 3 níveis dentro desse contexto, são eles:

Artificialidades observáveis: trata do ''clima organizacional'', ou seja aspectos notáveis como por exemplo a pró-atividade dos funcionários, a vestimenta e o tratamento com os públicos.

Valores: quesito em que são utilizados instrumentos de avaliação e interpretação, onde o entrevistado pode dar sua opinião livremente

Concepções básicas: São as compreensões adotadas através de observações veementes, de ações focalizadas e de motivação.

Concluímos que a cultura organizacional exerce uma grande influência nas ações de maneira direta e indireta, na motivação, nos resultados do trabalho e no contentamento de todos os membros da empresa e de seu público externo.


Fonte:
SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 1985.


2 comentários

  1. Ocappuccino.com on 23 de maio de 2009 às 15:48

    E é engraçado quando conseguimos perceber isso. Como estagíário já atuei em diversas empresas e é possivel perceber logo na entrevista e nos primeiros dias na empresa como se desenvolve esta cultura, como é o processo de fluxo de informação. As vezes conseguimos alterar algumas realidades pontuais e outras vezes não, mas claro que temos que nos encaixar no perfil, na cultura da organização.

    Abraços
    Mateus d'Ocappuccino

     
  2. Bruna Veroneze on 27 de maio de 2009 às 08:50

    Foi ótimo você ter dado esse exemplo, pois os profissionais que participam da cultura organizacional se encaixam no perfil da empresa como você disse e percebem as diferenças existentes entre uma organização e outra, e isso ajuda no desenvolvimento dos trabalhos