Segundo Gaudêncio Torquato, “Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.”

A comunicação administrativa integra os conteúdos relacionados ao dia a dia da administração, atendendo às estruturas técnico-normativas, e aos principais setores de planejamento com o objetivo de organizar e atualizar o fluxo das atividades funcionais.

Os níveis, fluxos, e redes formal e informal na comunicação administrativa consistem em um processamento de informações que permite à organização transformar recursos em produtos e serviços. A finalidade desse diálogo é a boa execução de tarefas dentro da organização.

A comunicação administrativa tem um caráter informativo, contendo diretrizes, instruções e informações técnicas. Importante destacar sua principal barreira: as relações de poder, autoridade e status; que faz parte da barreira organizacional. Além desse obstáculo para o bom funcionamento da comunicação administrativa, existem as barreiras interpessoais – econômicas, geográficas e temporais.

2 comentários

  1. Ocappuccino.com on 19 de maio de 2009 às 01:06

    "Importante destacar sua principal barreira: as relações de poder". Numa empresa que se preze, que planeja e executa a partir de pontos de desequilibrio, esta eminência parda, este ser que conhece como ninguém a empresa e seus colaboradores é essencial. Para que gastar rios de dinheiro em uma grande campanha interna se atacando os principais líderes e formadores de opinião, tratando ambos como aliados é mais fácil atingir toda a parcela de colaboradores? Muitas empresas tem medo desta relação de igualdade com alguns funcionários, mas neste processo, no qual ambos saem fortalecidos, é necessário ceder.

    Mateus d'Ocappuccino

     
  2. Fabiano Holtsmann on 22 de maio de 2009 às 08:01

    Muito obrigado pela contribuição com seu conhecimento Mateus. Fico feliz com seu interesse em nosso blog.
    Um abraço!