A Escola de Montreal, em sua teoria, busca fazer uma abordagem interpretativa da Comunicação Organizacional. Seu principal estudioso é o Professor Doutor James Renwick Taylor, fundador do pensamento e membro ativo do grupo de pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá. Nesta teoria, a comunicação é estudada além da simples tranmissão de informações.
A linguagem, os discursos e os aspectos subjetivos, como a a utilização de uma linguagem apropriada, o contexto e o contato entre as pessoas, são os itens focos em uma análise de abordagem interpretativa.
Os estudiosos da Escola propoem um novo olhar sobre as organizações e a comunicação, no qual os aspectos obetivos, que fazem parte de uma dimensão instrumental, dão espaço para uma dimensão humana dentro da organização.
bom post, Alessandra
é dessa escola tb a idéia de que o conhecimento não é apenas transmitido - é construido interativamente. A frase que eu gosto é: "O processo de produção em uma organização ou sociedade está sempre vinculado ao processo de interação entre as partes"
É por isso que nos do www.ocappuccino.com apostamos no blog. Mais interação, mais produção de conhecimento.
abraço
Max Delazeri
Com certeza, Max!
O estudo do processo de comunicação é muito valioso não só para as organizações, mas para o estudo da interação entre as pessoas!
Obrigada pelo comentário!