As redes de relacionamento são instrumentos que apesar de serem considerados informais, rendem para as organizações informações importantes e cada vez mais estão sendo utilizadas para colaborar com a comunicação organizacional.


A mais famosa no país é o “Orkut” . Criado por um engenheiro turco do Google, a rede de relacionamento virou febre no Brasil. Os usuários podem criar “comunidades” onde compartilham com outras pessoas opiniões, que são expressas através de fóruns criados pelos participantes da comunidade. Empresas que tem alguma comunidade dentro do site de relacionamento são aconselhadas a não fazer nenhuma declaração sobre o conteúdo existente no site, mas é claro que a rede de relacionamento oferece, sem esforços, informações como: opiniões e críticas sobre algum produto existente, ou expectativas sobre lançamentos e etc.

Outra rede de relacionamento que obteve sucesso no Brasil foi o
“Twitter”. O site tem como objetivo permitir que os usuários cadastrados informem o que estão fazendo no momento. As empresas notaram o potencial da rede de relacionamento e estão utilizando para informar novos lançamentos, oportunidades de emprego, etc.

O “Second Life” é um ambiente virtual que pode ser considerado um jogo, um simulador, um comércio virtual ou uma rede de relacionamento. Não se tornou muito popular no Brasil pelo fato de ter que pagar um taxa para participar do programa, além de ser bastante complicado e demorado o sistema de cadastramento. O “Second Life” (“segunda vida” em português) é voltado para o entretenimento, porém empresas começaram a perceber que dentro de ambiente institucionais o programa poderia ir além de um simples jogo. A Petrobrás por exemplo, utilizou o “Second Life” para fazer simultaneamente uma palestra que ocorria na vida real. Funcionários que não poderiam estar presentes ao vivo na palestra acompanharam simultaneamente via “Second Life”. Eles puderam interagir com o palestrante fazendo perguntas online que eram respondidas no mundo real. Empresas como Volkswagen e TAM também tinham suas lojas dentro do mundo virtual, onde os usuários utilizam os serviços e as empresas divulgam suas marcas.

2 comentários

  1. Ocappuccino.com on 20 de maio de 2009 às 00:06

    O Second Life sumiu, lembro que no inicio vi varias empresas investindo em avatar no SL, mas como o publico nao aderiu acabou dando em nada. O Orkut é lei, se vc nao tem orkut, vc nao existe! ehehe. Já o twitter veio pra ficar, a ideia dele de ter o codigo aberto foi sem duvida a maior sacada das redes sociais na web.

    Max Delazeri d'Ocappuccino

     
  2. Tarsila Hansen on 21 de maio de 2009 às 20:49

    Acredito que o Second Life não foi aderido pelo público principalmente pelo motivo de ter que pagar uma taxa para participar do "jogo". O orkut no Brasil virou questão de status e para as empresas, apesar de uma rede informal, acaba gerando um visibilidade muuito alta. Concordo que o Twitter veio para ficar, e acabou saindo na frente das outras redes de relacionamento em termos de comunicação para as organizações pelo fato de ser código aberto.