As barreiras são interferências que dificultam o ato comunicativo e no âmbito organizacional elas são basicamente 4: pessoais, administrativas/burocráticas, excesso de informações e as informações incompletas e/ou parciais.

As barreiras pessoais explicam que a comunicação dentro das organizações pode ser facilitada ou dificultada pelos seus integrantes, dependendo de cada indivíduo e a sua personalidade, emoções e como cada um deles se comporta dentro de diferentes contextos.

A forma com que a organização atua e processa informações geram as barreiras administrativas/burocráticas. Segundo Lee O. Thayer a distancia física, a especialização das funções-tarefas, a relação de poder, autoridade e status e a posse das informações são quatro condições dessa barreira que se sobrepõe umas nas outras.

A falta de prioridades na hora de informar pode saturar e confundir o público, pois é impossível assimilar todas as mensagens atiradas a eles. Isso é feito com o intuito de propiciar uma comunicação eficaz, o que acaba fazendo com que o excesso de informação seja uma barreira muito presente nas organizações.

A última barreira dentro da comunicação organizacional é a informação incompleta e parcial que, em outras palavras, são informações distorcidas, em fragmentos, ou que geram dúvidas no receptor, ou ainda as informações que não são transmitidas ou que são sonegadas de alguma forma.
Segundo James L. Gibson, John M. Ivancevich e James H. Donnely Jr ainda existem outras barreiras, mas como elas são muito semelhantes às que mencionamos acima, não iremos considerá-las hoje.


3 comentários

  1. Mónica&Fábio on 7 de junho de 2009 às 17:05

    Não tenho conhecimento dessas barreiras.

     
  2. Anônimo on 22 de julho de 2014 às 14:21

    Legal , era oque eu queria !

     
  3. Unknown on 26 de maio de 2015 às 00:52

    Muito obrigado ajudou muito