No post de hoje iremos abordar os fluxos comunicativos. Existem cinco tipos de fluxos, e é por meio deles que as informações chegam das mais variadas formas até o destinatario alvo.

O primeiro que será explicado é o fluxo descendente. É o mais comum e o que é mais utilizado dentro das organizações. Este fluxo leva as informações da cúpula (ou seja, presidência, diretoria) para os funcionários.

O segundo abordado será o ascendente. É o processo contrario. São as informações dos funcionários da organização que ocupam posições inferiores que enviam suas mensagens para a cúpula. Normalmente esse processo é feito por meio de caixas de sugestões, pesquisas de opinião dentro da empresa, reuniões com representantes dos trabalhadores, etc. É mais difícil de ocorrer esse fluxo do que o fluxo descendente
, porém hoje em dia é muito utilizado dentro das organizações.

O terceiro fluxo que iremos falar é o fluxo horizontal ou lateral. A informação é passada pelas pessoas de posições hierarquicas semelhantes ou iguais dentro da organização. Ou seja, é a comunicação entre os setores, departamentos. A boa comunicação entre os departamentos cria uma boa relação, resultando em intercâmbios de ideias, tomadas de deciosões conjuntas, familiarização entre os setores, tornando-se assim uma vantagem para a empresa ter o fluxo horizontal bem sucedido.

Em empresas mais flexíveis, a comunicação tem capacidade de ultrapassar certas barrareira, toranando assim possível que a organização em um todo seja mais participativa e unida, dando a liberdade para que departamentos, diretorias e funcionários de posições hierarquicas mais baixas interagam mais e podendo até intervir em diversas áreas. Esse é chamado o fluxo transversal ou longitudinal

E por último iremos abordar o fluxo ciricular. Ele surge e se desenvolve mais em organizações informais. Dependendo do nível de relação interpessoal entre as pessoas da organização (ou seja, como elas se relacionam entre si) o fluxo circular será melhor estabelecido. Quanto maior o grau de proximidade melhor será o processe de informação. Esse fluxo não segue uma linha de direção tradicional, ele engloba todas as áreas e favorece o melhor desempenho no trabalho.

0 comentários