
Olá leitores,
Hoje falaremos de um assunto bem polêmico para os profissionais da área de comunicação, principalmente nós, como futuros profissionais de Relações Públicas.
Há muito preconceito com a profissão de Relações Públicas aqui no Brasil.No exterior esta área já é muito reconhecida, mas infelizmente em nosso país, ainda não temos esse reconhecimento perante o mercado.
Muitas vezes confundem o departamento de Marketing com o de Relações Públicas. Aliás, o que cada um faz? É uma dúvida pertinente entre a maioria das organizações e até mesmo entre os próprios profissionais da área.
O profissional de Relações Públicas planeja e executa ações que visam melhorar as relações da empresa com os seus públicos. Se preocupa muito com a imagem da organização perante a eles.
Já o Marketing propicia às empresas localizar seus mercados e definir objetivos e estratégias para alcançá-los.
É muito importante para quem está iniciando uma carreira de Relações Públicas, saber a diferença entre seu papel e o de Marketing. Isso é um diferencial para conseguir ser o escolhido em uma entrevista. Mostrar de que modo um profissional desta área pode colaborar com o crescimento e o lucro da organização.
Todas as pessoas sabem qual é o papel de um médico para a sociedade, curar pessoas e prevenir possíveis doenças. Um engenheiro civil, construir empreendimentos. Um professor, ensinar. E o Relações Públicas ? É uma pergunta que ninguém sabe responder, por isso precisamos mostrar a nossa importância, pois é comum vermos uma pessoa dizer que precisa contratar um profissional de Relações Públicas.