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Este post vai discorrer um pouco sobre a investigação do sistema de comunicação das empresas varejistas de Lavras, que teve a intenção de verificar como acontece a comunicação entre os clientes internos.
Procura verificar o perfil do público interno, quais as formas que eles se comunicam, e qual a avaliação deles quanto ao método usado para se fazer a comunicação. O objeto de estudo são as organizações com o rótulo de supermercado varejista. O questionário foi aplicado em 300 funcionários de diversas lojas. Variáveis: perfil dos entrevistados, veículos de comunicação, origem da informação, tipo de informação, periodicidade da comunicação e avaliação do sistema. Com a análise dos dados concluiu-se que o sistema de comunicação das empresas estudadas apresentam boa notoriedade no que diz respeito a tipos de informações, periodicidade e existência de treinamento. Porém, apresentam pontos negativos em relação ao veículo de comunicação utilizado prioritariamente para a comunicação verbal.
Este case das empresas varejistas de Lavras - MG é bastante interessante de se estudar, pois apresentam pontos relevantes sobre a opinião do público interno no que se refere a avaliação sobre o sistema de comunicação dentro das empresas deste setor.