Com o desenvolvimento social, político e econômico do Brasil, ocorreu também o surgimento da comunicação organizacional no país e junto com ela veio também o crescimento das atividades de relações públicas e jornalismo (tanto em nível acadêmico quanto no mercado profissional).

Com uma política que visa a importância da presença de multinacionais no país, o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira ajudou no aceleramento das atividades de relações públicas e jornalismo dentro das organizações em meados dos anos 50. Porém o crescimento real só se tornou efetivo na década de 60, cujo o paradigma dominante dentro das atividades exercidas era o norte-americano.

Com a criaçao da ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) foram efetuados congressos, cursos de capacitação dos quais muitos contavam com presenças de especialistas internacionais, a ABRP encrementou a atividade de relações públicas.

Em 1952 criou-se a primeira empresa de comunicação empresarial, a Companhia Nacional de Relações Públicas e Propaganda por Romindo Fernandes e Inácio Penteado da Silva. A empresa apresentava programas de estratégias de comunicação organizacional de forma abrangente.

As publicações institucionais ganharam mais valorização e tornaram-se uma ferramenta indispensável para atender a demanda da comunidade, dos públicos e da opinião pública.



Fonte: Políticas de Comunicação Corporativa / Laboratório Integrado de Marketing e Cultura ECA.

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