Com uma política que visa a importância da presença de multinacionais no país, o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira ajudou no aceleramento das atividades de relações públicas e jornalismo dentro das organizações em meados dos anos 50. Porém o crescimento real só se tornou efetivo na década de 60, cujo o paradigma dominante dentro das atividades exercidas era o norte-americano.
Com a criaçao da ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) foram efetuados congressos, cursos de capacitação dos quais muitos contavam com presenças de especialistas internacionais, a ABRP encrementou a atividade de relações públicas.
Em 1952 criou-se a primeira empresa de comunicação empresarial, a Companhia Nacional de Relações Públicas e Propaganda por Romindo Fernandes e Inácio Penteado da Silva. A empresa apresentava programas de estratégias de comunicação organizacional de forma abrangente.
As publicações institucionais ganharam mais valorização e tornaram-se uma ferramenta indispensável para atender a demanda da comunidade, dos públicos e da opinião pública.
Fonte: Políticas de Comunicação Corporativa / Laboratório Integrado de Marketing e Cultura ECA.