Olá leitores, tudo bom?
Hoje vamos falar de um assunto importante para todos nós, afinal se trata de algo fundamental: ajudar a quem precisa.


Para uma empresa, ajudar a comunidade carente é, sem dúvida, uma estratégia para obter sua boa imagem. Porém ocorre uma confusão quando se trata em definir responsabilidade social, já que muitas organizações não sabem a diferença entre filantropia e a responsabilidade. Neste post mostrarei a diferença entre esses dois conceitos.

A filantropia é uma ação assitencialista da empresa, que pode ser contínua ou não, e trata apenas da relação social da organização para com a comunidade local. Já a responsabilidade social pode ser tratada como uma evolução da filantropia. A empresa se torna responsável pelo desenvolvimento social, tentando diminuir a desigualdade. Preocupa-se com um público muito maior (fornecedores, prestadores de serviços, consumidores, acionistas, funcionários, comunidade, meio-ambiente e governo), diferente da filantropia, que tem como única beneficiada a comunidade. Esse processo é duradouro, pois sempre há algo a fazer.

Lembrando que as duas ações têm que ter como base a ética e o respeito pela diversidade, e são sempre importantíssimas para o melhoria da qualidade de vida.

Agora você já sabe, filantropia e responsabilidade social não são sinônimos.

Boa semana para todos vocês!


Fonte:http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3344&Alias=Ethos&Lang

0 comentários