Segundo Margarida Kunsch, a comunicação organizacional teve inicio com o processo de industrialização e desde então vem sofrendo mudanças que obrigam, portanto, as empresas a procurarem novas formas de se comunicar, atendendo às tendências recentes de comunicação.
Atualmente a comunicação organizacional pode ser dividida em três dimensões: humana, instrumental e estratégica. Com o propósito de melhor entender o sistema corporativo e as suas comunicações.
A Dimensão Humana tem como objetivo o entendimento interpessoal, visa a importância dos membros de uma organização em se comunicarem, com a finalidade de trabalharem juntos em prol da empresa e também a importância da comunicação entre a corporação e os seus públicos, sendo capazes de lidar com todos os tipos de situações e pessoas, viabilizando o sistema funcional para a sobrevivência e alcance os objetivos de uma organização.
A Dimensão Instrumental é a técnica que prevalece dentro de uma organização. A comunicação é apresentada como transmissão de informação, ou seja, a comunicação é avaliada como canal, portanto o foco está nas mídias e nos diferentes meios de comunicação para divulgar notícias.
A Dimensão Estratégica é o fator estratégico de resultados que auxilia a organização a projetar ações comunicativas para fazer frente à sociedade e seus desafios. Essa dimensão tem a necessidade do planejamento e da administração como tática para atingir e gerenciar os públicos alvos, de acordo com o ambiente em que a organização se encontra.