Como o post anterior deu ênfase à importância da comunicação interna, que é um composto da comunicação organizacional, hoje falarei sobre os tipos de comunicação que a integra.

São quatro: Comunicação Administrativa, Comunicação Interna, Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional.

A Comunicação Administrativa tem como objetivo ajudar os seus funcionários a operacionar melhor suas devidas tarefas, utilizando manuais de conduta, eventos de integração entre funcionários, entre outros. Ela é prioritariamente informativa. Possui um caráter instrumental: instrutiva, de comando e informativa como já dito.

A Comunicação interna é persuasiva, pretende convencer sobre um determinado assunto/idéia, porque assim terá o apoio dos funcionários para conseguir alcançar os objetivos da organização. Ela integra o público interno (que é como os funcionários são tratados), para criar um espírito de equipe entre eles.

A comunicação Mercadológica pensa em ações para divulgar as marcas das empresas/produtos.

Por último a Comunicação Institucional, que tem como objetivo conquistar a simpatia, credibilidade e confiança dos seus públicos. Preocupa-se com a construção da imagem da empresa e sua identidade corporativa, ou seja, o que a empresa realmente é e faz, não adianta criar uma missão, visão e valores maravilhosos e na hora de colocar tudo em prática se contradizer, portanto é necessário seguir esses aspectos e os enfatizar. Ela também estabelece um conceito público para a organização, mostra o que a sociedade precisar saber a respeito da organização.


Espero que tenha esclarecido sobre os compostos da Comunicação Organizacional!

1 Comment

  1. Larissa Conceição on 17 de abril de 2009 às 14:02

    O texto ficou muito bom mi!