No post de hoje vamos falar sobre a comunicação interna de uma grande multinacional.

A Nestlé foi fundada em 1867, na Suíça, quando um químico alemão chamado Henri Nestlé desenvolveu a fórmula da Farinha Láctea. A empresa chegou no Brasil no ano de 1921, no município de Araras, São Paulo. Hoje em dia a empresa conta com 26 fábricas, 16 filiais de vendas, três centros de distribuição e quatro depósitos. Emprega 15 mil colaboradores diretos e gera cerca de 220 mil postos de trabalho indireto no país.

A Nestlé Brasil baseia-se nos princípios da transparência e da integração para com seu público interno. Viabilizar a circulação clara de informação sobre a empresa, e não apenas da diretoria para os funcionários e sim dos funcionários para a diretoria, também é um dos obj
etivos da comunicação interna, e para isso a Nestlé Brasil utiliza como ferramentas:

- intranet (diário)
- mural (semanal)
- O Presidente e Você (boletim eletrônico semanal)
- Atualidades (revista mensal)
- Balanço Social (anual)


Além dessas ferramentas, a área de Comunicação Interna efetua outras ações de comunicação como por exemplo: folhetos explicativos sobre abertura de novas fábricas, utilização do novo crachá, lançamento de campanhas internas diversas, integração de funcionários, etc.
As atividades de comunicação interna são desenvolvidas por um jornalista, porém ele conta com a colaboração de serviços terceirizados. Esses fornecedores terceirizados são responsáveis pela parte operacional da publicação das ferramentas de comunicação utilizadas, como a revista virtual O Presidente e Você, Balanço Social, artigos assinados e discursos da diretoria e presidência da Nestlé Brasil.
As ações de comunicação interna que são efetuadas na Nestlé Brasil estão voltadas para cerca de 15 mil colaboradores.

Fonte: Livro: Políticas de Comunicação Corporativa / Laboratório Integrado de Marketing e Cultura ECA.

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