Olá leitores, tudo certo?
Hoje falarei sobre um assunto muito bacana: A Assessoria de Imprensa.

Apesar de o nome sugerir, ela não está a serviço da imprensa em si, e sim da empresa que faz o relacionamento com ela. É o setor de uma companhia que trabalha com a comunicação organizacional.

Uma empresa pode ter uma comunicação estruturada e fazer o trabalho de Assessoria de Imprensa dentro dela mesma e, ainda assim, buscar um trabalho complementar de uma empresa externa. As grandes organizações procuram o serviço de Assessoria mesmo já tendo um departamento para cuidar do assunto. É o caso de empresas que são constantemente procuradas pela imprensa para esclarecimento do que se ocorre diariamente, como no caso das prestadoras de serviço.

Nos Estados Unidos não se empregam os termos Assessoria de Imprensa e/ou de Comunicação; é usado o nome de "Empresa de Relações Públicas". Curioso, já que aqui no Brasil há uma grande discusão se a função de assessor deve ser preenchida por um jornalista ou por um RP. Enquanto o jornalista é o dito como o melhor para o desenvolvimento de press releases, os relações públicas, espécie de "gestor de comunicação empresarial", é o melhor indicado para fazer uma interface, um tipo de tradução dos sentimentos e anseios da opinião pública em relação aos serviços da empresa. Dessa forma, a função deve ser distribuída preferencialmente a pessoas capacitadas.

Cá entre nós, sei que os relações públicas têm mais jeito, afinal, de comunicação empresarial nós entendemos!

3 comentários

  1. Ocappuccino.com on 28 de maio de 2009 às 00:07

    Alessandra, sem duvidas que os RRPP fazem melhor a assessoria de imprensa. A gente sabe o que o publico quer ouvir e como quer ouvir hehehe
    Max Delazeri

     
  2. Alessandra Brandão on 28 de maio de 2009 às 14:13

    Que bom que concorda comigo, Max!
    Os jornalistas não têm essa preocupação que nós temos de entender os interesses do público para buscar praticar ações que interessam tanto a eles como à organização para a qual trabalhamos. Nesse conceito saímos novamente na frente! ;D

     
  3. Ocappuccino.com on 28 de maio de 2009 às 22:12

    discordo de ambos, jornalistas são mais competentes para escrever releases e tratar as informações com a imprensa hahaha

    brincando, nao preciso falar o obvio.

    abraços,
    mateus d'Ocappuccino